Regulamento

Regulamento para a Copa Zangões Mini 2013.
v20130807

Resumo
Carros permitidos: M-Chassis Tamiya
Local: Clube Escola Lapa - Pelezão - Rua Belmonte, 957 - Alto da Lapa - Oeste - São Paulo
Numero de provas: 3
Datas: 1ª 28/07 , 2º 25/08, 3º 15/09 (Final) - 06/10 (Prova de confraternização extra-campeonato em São Roque - Não Vale pontos para o campeonato)
Inicio das Atividades: 13:00h
Referencia: http://www.tamiyausa.com/tcs/tcs.php?article-id=553
(Tópico Motor - itens 29 e 30)
Quantidade de voltas: 125.
Tempo estimado da prova: 40 minutos.
Valor da inscrição por corrida/categoria: R$50,00 – Quantidade mínima de pilotos por categoria - 3
Premiação corrida :
GT5: placas do 1 ao 3 colocado | GT4: placas do 1 ao 3 colocado
Premiação campeonato :
GT5: trofeus do 1 ao 3 colocado | GT4: trofeus do 1 ao 3 colocado
Sorteio de Brinde entre os participantes por etapa.


Objetivo do evento
Reunir amigos e colegas que gostam desta categoria de Automodelismo Elétrico para participar de uma competição sadia em um ambiente amigo. Existe tambem um objetivo secundário que é apresentar a categoria para outras pessoas que possam se divertir assistindo e até futuramente se interessarem a praticar também.


Regulamento

CHASSIS PERMITIDO
Para nivelar por baixo só serão permitidos chassis originais. Nada de prototipos ou adaptações, por exemplo: M04 curto ou M05 tração traseira.
As únicas alterações permitidas no chassi serão:
- a abertura do compartimento de bateria para que caibam as LIPOS;
- Alargamento nos buracos dos parafusos da caixa de motor para poder utilizar pinhões pares, somente vádio para o chassis M04.
Os chassis homologados para corrida usam a mesma caixa de engreanagem, assim conseguimos controlar as relações para maior competitividade:
Tamiya M04 (medio e longo);
Tamiya M03 (curto, medio e longo);
Tamiya M05 (curto, medio e longo);
Tamiya M06 (curto, medio e longo).


REGRA PARA PNEUS E RELAÇÕES
Novamente, visando nivelar a corrida vamos utilizar a mesma regra de relação pneu/pinhão que a Tamiya  já utilizou em seus campeonatos.

Só serão permitidos pinhões PARES!
Assim quem optar por andar de M04 deverá fazer a furação na caixa de motor para que os pinhões pares entrem.
Para conhecimento de todos ai vai a tabela de relações possiveis:
Pinhão 16 – 7,25:1
Pinhão 18 – 6,44:1
Pinhão 20 – 5,80:1

HOPUPS PERMITIDOS
São permitidos qualquer Hopup Tamiya ou de qualquer outra marca.
O que não é permitido são alteracoes na caixa de engrenagens, mudando a relação final do carro.
Assim engrenagens fixas da 3Racing ou qualquer outra marca não são permitidas.
Sobre as engrenagens da Toobe, elas são permitidas desde que respeitem o numero de dentes das engrenagens originais da Tamiya. Quem correr com estas engrenagens deve avisar a direção porque no final da corrida, caso este carro esteja no pódio, o carro sera desmontado e as engrenagens serão conferidas. Caso irregular, será desclassificado.
A troca do diferencial planetário pelo de esfera é permitido desde que seja a mesma quantidade de dentes do planetário.
Outro hopup que não é permitido é qualquer alteração de chassi, por exemplo remontar o chassi que é de plástico em um chassi de fibra.

PNEUS E RODAS PERMITIDAS
São permitidos quaisquer pneus e rodas, desde que seja respeitado a regra de Pneu/Relação.
Não sera permitido roda fora da bolha. Largura maxima do carro 177mm.

BATERIA
Qualquer bateria LIPO 2S com hardcase ou não.
Baterias de NiCd ou NiMh não são aconselhadas por não serem competitivas, mas quem desejar utilizar poderá utilizalas desde que as não ultrapassem 6 celular (7.4 volts nominais).

MOTOR
GT4
Somente o motor Brushless (máximo 2500kv) 17.5T será permitido.
Qualquer speed Sensorless ou Sensored poderá ser utilizado.
Para motores com sensor, será possivel sua utilização desde que o ESC esteja na configuração CLUB SPEC. Para quem correr com Motor e ESC com sensor favor levar o manual do ESC no dia da prova para que no final da corrida se o piloto chegar no pódio seja feita a conferencia do setup no ESC. Caso irregular, será desclassificado.

GT5
Somente valido motor latinha lacrado inviolado.
 Importante: Apesar da imagem acima a tampa de tras do motor estar preta, o motores Mabuchi RS540SH estão vindo com esta tampa "metalica". Mas o formato da tampa é o mesmo.





Latinha são os motores Mabuchi (RS 540SH - #7435035) ou Johnson(RC 540-J - #53689) que vem no Kit. Qualquer outro motor Silver Can não poderá participar. (Exemplo: HSP, Traxxas, HPI....)
Estes motores não podem rodar a mais de 18.750 RPM a 7.2volts. A mensuração será feita 10 minutos após o termino da corrida caso solicitado pelos pilotos.

CRONOGRAMA E FORMATO DA CORRIDA
Teremos duas categorias a GT4 e GT5.
A principio elas correrão separadas (2 corridas). Caso não haja poucos participantes em ambas categorias, podemos fazer uma corrida unica com as duas categorias correndo juntas.
O palanque suporta 8 pessoas de forma confortável, assim se houver mais de 8 participantes por categoria faremos baterias curtas para formar o grid da corrida.
A entrega de placas ou trofeus será individual por categoria.
O evento consiste em Tomada de tempo mais corrida única.

Cronograma:
++ Iscrição e pagamento
Inicio: 13:00h, término 13:45h
++ Classificação categoria 1
Inicio: 14:00h
Piloto dará 4 voltas sozinho sendo considerada a melhor volta para definição do grid.
++ Corrida categoria 1
Inicio: 14:45h
A ideia é uma corrida de longa duração com um piloto só levando o carro.
Uma bateria de 3200mAh no mini dura uma média de 20 minutos andando.
Com base nisto 2 baterias de 3200mAh são suficientes para uma corrida que deve durar 40 minutos e tem uma parada nos boxes obrigatória.
O piloto terá que fazer uma volta de 6 minutos para ser considerada a volta do boxe.
Em 6 minutos da para descer do palanque, trocar a bateria e voltar ao palanque sem correria.
A aferição da parada obrigatória será feita na listagem do volta a volta da cronometragem. Todo piloto deverá ter uma volta com ao menos 6 minutos de duração.
A responsabilidade por controlar este tempo é do piloto, por isto, para quem não tem cronometro no rádio, aconselho levar um relógio para o palanque. O controle deste tempo é de total responsabilidade do participante.
Caso não realize da parada obrigatoria levara o carro a desclassificação da prova.
O primeiro competidor que completar as 125 voltas e que realizou um box obrigatorio será o vencedor da corrida.
++ Classificação categoria 2
Inicio: 15:30h
++ Corrida categoria 2
Inicio: 16:20h
++ Pódio de ambas categorias e sorteio do Brinde
Previsto para: 17:10
++ Encerramento das Atividades
Previsto para: 19:00
++ Caso de eliminatorias/classificatorias
Por corrida e categoria teremos o máximo de 8 pilotos.
Caso tenhamos mais que 8 pilotos inscritos por categoria, será realizado corridas eliminatorias ou de classificação.
Entenda seu funcionamento com a hipotese abaixo:
Temos 12 incritos para categoria GT4, e só cabem 8 no palanque.
Assim dividiremos  em 2 grupos de 6 pilotos.
Todos farão o Classificação, ai dividiremos um grupo de pares e outros dos impares.
Cada corrida terão 10 voltas (deve durar no máximo 3 minutos cada). Os 3 primeiros de cada grupo ja estão classificados para a corrida principal.
Os 6 pilotos que sobraram vão para uma respescagem em mais uma corrida de 10 voltas. O 1º e 2º colocado desta corrida estão classificados para a corrida principal. Desta forma temos 8 pilotos na corrida que valerá pontos para o campeonato.
A posição de largada para a corrida principal será extraida da melhor volta dos pilotos nas corridas de eliminatoria/classificação.
Infelizmente 4 pilotos não poderão participar da corrida principal, mas ao menos participaram das eliminatórias/classificatórias
Estas corridas tem que muito rapidas para não estourarmos muito o horário de encerramento
++ O tracado.
 1ª Etapa


 2ª Etapa
3ª Etapa
FORMATO DO CAMPEONATO
Serão 3 corridas por categoria.
As corridas terão pesos diferentes para incentivar novos pilotos a participarem do campeonato caso entrem na 2ª etapa.
Os pesos serão:
1a. etapa, peso 1
2a. etapa, peso 1,3
3a. etapa, peso 2
Por corrida/categoria pontuarão:
·                     Pole position: 2 pts
·                     Melhor volta durante a corrida: 2 pts
·                     1o. colocado: 14 pts
·                     2o. colocado: 12 pts
·                     3o. colocado: 10 pts
·                     4o ao ultimo colocado: decrescimo de 1 ponto. Exemplo: 4 = 9pts, 5 = 8pts, 6 = 7pts e assim segue..
·                     Ponto de "Bom Esportista" : 2pts

"Bom Esportista": Esta pontuação será dada ao piloto que ficar do começo do evento até seu encerramento. Neste caso considera-se que por ficar o periodo todo ele ajudou em algum aspector no evento como em fotos, gandulagem... assim este é um incentivo para que o participante colabore com o evento.

METODO DE DESEMPATE
Acredito que será muito dificil termos empates de pontos, mas caso aconteça seguem os critérios por ordem:
- Piloto que adqueriu mais pontos de "Bom Esportista";
- Piloto que paticipou de mais etapas;
- Piloto que chegou ao final das corridas que participou;
- Piloto que teve maior quantidade de Pole Position;
- Caso não aconteça o desempate até aqui, faremos uma corrida entre os pilotos de 10 voltas.

COMPOSIÇÃO DO VALOR DA INSCRIÇÃO
O valor da inscrição é para cobrir os gastos com:
- Aluguel de cronometragem;
- Placas ou trofeus de premiação;
- Provisionamento para Trofeu dos campeões;
- Brinde do Sorteio;
- Manutenção da pista.


BOLHAS HOMOLOGADAS
O intuito de homologar bolhas é evitar discrepancias entre os carros, pois esperamos que andem carros 1/10 ou muito proximos disto. Colocar bolhas de mini com por exemplo: Nissan Silvia, Nascar, Mclaren, Mitsubish lancer e até bolhas speed junto com Mini Cooper da tamiya não dá certo.
Caso você tenha uma bolha que não esteja na lista abaixo mas com bom senso vendo que ela se encaixa na competição, entre em contato conosco para analisarmos sua homologação.
+++Tamiya
Mazda RX-7
Alfa Romeo Giulia Sprint
Mini Cooper '94 Monte Carlo
Alpine A110
Fiat Abarth 1000 TCR - Berlina Corse
Suzuki Swift Super 1600
Honda S800 Racing
Alfa Romeo MiTo
Abarth 500 Assetto Corse
Mini Cooper Racing
Fiat 500
MINI Cooper S 2006
MINI JCW Coupe
Datsun 280ZX Sports Version
Volkswagen Beetle
Mazda Miata
BMW New Mini Cooper
BMW M Roadster
Honda S2000
Honda CRX
Rover Mini Cooper Racing
Porsche 911 Carrera
Mercedes-Benz SLK
Porsche Boxster
Honda S-MX Lowdown

+++ HPI
SCION xB
Mini Cooper
LANCIA STRATOS HF
BMW 2002 Turbo
Honda Civic Type R
PORSCHE 911 CARRERA RSR 2.8
TOYOTA COROLLA LEVIN BODY
Datsun 510
Datsun 240Z
Mazda MX-5 Miata

+++ Outras Marcas
COLT - Mercedes A-Class
COLT - NSU TT
COLT - Fiat 500
COLT - Swift
COLT - Skoda Fabia WRC
COLT - Fiat Abarth 500
ABC HOBBY - Fiat 500
ABC HOBBY - Mazda Roadster
ABC HOBBY - Mitsubish Colt
ABC HOOBY - NIssan Cube
ABC HOBBY - Suzuki Swift
ABC Hobby - Mugen Fit body
ABC Hobby - XANADU (NISSAN) CUBE
ABC Hobby - NISSAN SUNNY TRUCK
ABC Hobby - NISSAN SUNNY COUPE
ABC Hobby - Mini Austin/Countryman
ABC Hobby - Mini Pickup
ABC Hobby - Toyota Vitz
ABC Hobby - Datsun 510 Bre
ABC Hobby - Tomei Sunny
ABC Hobby - Mini Honda CR-X
ABC Hobby - Nissan Fairlady 240Z
ABC Hobby - Ferrari Dino
Carson - Porsche 914
Kawada - Porsche 356
Kawada - Lotus Elan
Kawada - Giulia GTA
Blitz - Mini JAZZ
Blitz - RS11/10
Blitz - Mini GT!
Blitz - C30 Mini